segunda-feira, 10 de março de 2008

Interrogação

O presente
É o futuro do passado.
O futuro
É o hoje do amanhã.
O passado é pretérito,
Hoje do ontem,
Ontem do hoje e do amanhã.

O que tens feito
Com o teu tempo, então?

#

Ontem passou e nada postei. Não foi questão de mera ociosidade, apenas um domingo regado a trabalho, utilizado para ‘cobrir’ pendências não concluídas durante a semana. Isso me trouxe a questão do viver, do viver bem e do viver melhor (o que fazer do próprio tempo). Não seria o primeiro dia da semana de total descanso? Teria eu infringido tal ‘lei’? O que é mais produtivo, então?

Eis o foco de hoje: o tempo, o ser e a produtividade.

Estamos ‘presos’ num ciclo temporal - passageiro, é verdade, mas não menos aprisionador. O que é mais ‘correto’, então? Ser rigidamente disciplinado ou buscar mais liberdade? Viver as regras do jogo ou infringi-las quando bem entender? Ser ou ter? Qual a melhor interrogação?



Para realçar os questionamentos acima e acirrar as opiniões, deixo a lembrança do genial Ray Charles: cego, independente, livre, original. Ainda que tenha ‘quebrado’ muitas regras, viveu aprisionado a um trauma de infância; ainda que negro, uniu um povo racista através da música; ainda que cego, marcou a história de um mundo que teima em não enxergar. Talvez seja essa a receita, unir os opostos e abrir a cabeça, fazer o que deseja e manter uma certa disciplina, ser antagônico quando todos são iguais. Somos regidos por inúmeras leis, mas podemos ser livres...

O que estamos fazendo com o nosso tempo, então?