sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Eita Povinho Bunda!"


O título desta crônica, devidamente aspado, é fruto das esculhambações humorísticas do Casseta & Planeta na década de 80. Lembro como se fosse hoje, numa revista semanal, de ter me deliciado com a arte de uma camisa branca com a bandeira do Brasil estampada à frente, cuja citada frase substituía a “Ordem e Progresso” do pavilhão nacional. Eu era só um garoto, mas nunca esqueci a força que o humor inteligente tem. E foi essa imagem que me veio à mente após a polêmica camisa da Adidas (imagem acima), alusiva à Copa do Mundo de Futebol a ser realizada no Brasil. Em ambos os casos, apesar da larga distância entre um produto de humor e outro meramente comercial, a bunda se sobressai em significados vastos.

Ela (a bunda) é, talvez, o maior símbolo do Brasil. Aqui e no exterior. Não é só um mero fetiche. Ela representa o sexo fácil, imagem maior que grande parte dos estrangeiros tem do país e que muitos de nós mesmos também temos – e que “vendemos” pra quem quiser “comprar”. Vide conteúdos diversos exibidos (e prestigiados) em nossos canais de TV (dos BBBs da vida aos apelos carnavalescos e às peças publicitárias - quem lembra, para ficar num exemplo só, uma propaganda recente das sandálias Havaianas em que um casal estrangeiro decide ir ao Brasil em férias e a mulher, ao ver uma foto de uma bunda num anúncio brasileiro, decide mudar de roteiro? Vou nem citar as propagandas de cerveja e outras mais), as garotas e garotos oferecendo seus corpos nas esquinas das nossas movimentadas ruas, os bailes funk, as baladas (em todas as regiões e classes sociais)... Encontrar sexo é mesmo muito fácil por essas bandas.

Você pode argumentar que isso não é exclusividade nossa. Bom, nessa intensidade, estamos entre os “primeiros”. Além das já citadas facilidades para se fazer sexo no país, somos “referência” em prostituição infanto-juvenil e estamos entre os países mais “bem colocados” quando o assunto é turismo sexual.

Devido ao zum-zum-zum gerado, a Adidas decidiu cancelar a venda da polêmica camisa. Pega mal dizer certas verdades (ainda que, por outro ângulo, a mensagem estampada na blusa represente estímulo ao turismo sexual, esse mesmo que o Brasil é referência). Incomoda-nos ver como o mundo enxerga essa grande bunda que o Brasil tem feito questão de exibir – seja pelo sexo fácil já explicitado, pela corrupção descarada que abundalha a política nacional, pelo caos urbano que teimamos em dejetar, ou por tantas outras questões que nos fazem de verdadeiros bundões. A camisa provocou repúdio nas autoridades porque teimamos em não querer enxergar nossas próprias mazelas. Causou ojeriza em muitos cidadãos brasileiros porque não assumimos que nós mesmos somos tão passivos, verdadeiros bundões, em lidar com essas e muitas outras mazelas no dia-a-dia.


Ouso dizer que, ainda que um tanto agressiva, a camisa da Adidas é perfeita. Assim como a antiga do Casseta & Planeta. Para um país ímpar como o nosso, com tantos atributos positivos que poderiam nos transformar numa verdadeira potência, a bunda anda mesmo sendo a nossa cara. E enquanto a Copa do Mundo não chega e o Carnaval já está batendo em nossa porta, em nome da “alegria” vamos nos “desbundar”. E continuemos vestindo o fio dental... Ops! A carapuça...