segunda-feira, 17 de março de 2008

Ponto de Vista

Tudo dolorosamente pago.
Vago, tentando clarear a vista.
(Ir) real é a vida,
Vivida em duras prestações.
Estou pagando tudo à vista...


#

Estou com problemas. Que maravilha! Quem não tem unzinho que não possa compartilhar comigo? Isso é fantástico! Ai de nós não fosse esse vendaval de situações que permeia a vida humana, fazendo-nos amadurecer - nem que seja à força.

Assim deveria ser o nosso foco, dia-a-dia: enxergar toda e qualquer situação como natural e necessária para o crescimento pessoal. Degraus foram feitos para serem subidos; obstáculos, para serem superados; problemas, para serem resolvidos. O Dalai Lama disse certa vez que as preocupações são tolas: “Se um problema tem solução, para quê preocupar-se com ele? Se não tem solução, para quê preocupar-se?”. Quanta sabedoria... E olhe que, na minha modesta opinião, toda “problemática tem solucionática” (como um dia definiu o enigmático Dadá Maravilha). Tudo depende apenas do nosso ponto de vista...


Para complementar a idéia deste post, nada melhor do que olhar em volta e enxergar o problema dos outros. Nosso mundo está cheio de exemplos muito mais complicados que o nosso. Vide o caso de Ednaldo Santos da Silva (foto), pernambucano, analfabeto, condenado a 01 ano e 11 meses de prisão por porte ilegal de armas. Preso no Aníbal Bruno, passou 09 anos (isso mesmo: nove anos!!!) encarcerado e esquecido pelo poder público. Pai de dois filhos, viveu o inferno dentro da prisão, numa cela que deveria abranger 05 detentos, mas que continha 19. Solto semana passada, sentia-se aliviado, mas revelou que vai buscar seus direitos como cidadão.

A história de Ednaldo é somente uma dentre vários outros casos semelhantes no sistema carcerário pernambucano (e nacional). Essa é uma triste realidade, ainda que não seja das mais graves em nossa fragmentada sociedade.

#

E aí? Qual o tamanho do seu problema?