segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Tomate e o Caqui



O fruto e a fruta. Coisa linda a natureza...

Os tomates e os caquis são antigos companheiros de jornada. Desde os primórdios, descritos alegoricamente na Bíblia, eles tentam conviver em harmonia, cada qual com suas peculiares características. E, ao que parece, foi com o episódio da maçã que tudo se complicou...

De lá até aqui, muita coisa mudou. Os tomates danaram-se a desbravar o sexo oposto. Não satisfeitos com uma única fruta, pularam cercas, multiplicaram seus relacionamentos, enfim, subjugaram os caquis, inclusive, socialmente.

E os tempos continuaram mudando. Os caquis iniciaram uma revolução. Ganharam espaço, reivindicaram direitos, conquistaram liberdade, lutaram contra a discriminação. Daí iniciaram um processo de igualdade em relação aos tomates, só que nivelando tudo por baixo.

Ambos tornaram-se muito mais fúteis que livres. Disputam quem ‘come’ mais, quem bebe mais, quem ‘gréia’ mais. Aí a maçã, que nos primórdios balançou o coreto, voltou disfarçada de vírus. Tomates e caquis passaram a se contaminar irresponsavelmente. A promiscuidade teve um preço. E continua cobrando alto.

Hoje, essa relação permanece um tanto delicada, mas contundente. Tomates e caquis se multiplicam, se amam, se odeiam, se casam, se separam, se complementam. Enfim, constituem uma relação divina, cuja conseqüência é a continuidade da própria vida humana.

O fruto e a fruta. Coisa linda a natureza...

#

Legendas: as fotos que ilustram esse post são verdadeiras: o tomate, imagem retirada da web; o caqui, foto clicada por Sérgio Gomes e enviada para mim - que furo erótico-editorial, hein Sérgio?

Português: Caqui é um fruto, substantivo masculino, embora eu o tenha chamado de fruta, associando-o ao sexo feminino. E daí? Esse caqui é ‘meu’ e eu trato ele como quiser, oras!

:)