sábado, 19 de abril de 2008

46%

.
.
46%. Esse é o número percentual médio que as emissoras de TV, através dos seus telejornais, obtiveram de aumento de audiência nas últimas semanas. Até aí nada de anormal, não fosse isso fruto da exploração exacerbada do caso Isabela Nardoni.

46% a mais de manipulação da massa - e o povo só fala nisso, e a população local dana-se a xingar os envolvidos, antes mesmo de qualquer informação oficial -; 46% a mais de dinheiro nos cofres das emissoras; 46% a mais de miopia coletiva.

Faço esse registro deixando de lado todo e qualquer argumento sociológico ou psicológico, sem nenhuma pretensão de analisar o comportamento coletivo em si. A reflexão é: será que somente esse crime (bárbaro) aconteceu nessas últimas semanas? E a vida? Parou em todo país? E a responsabilidade de quem tem a missão de noticiar com imparcialidade? Vale esse aumento de audiência às custas da manipulação popular?

Para mim, nada disso justifica. Estou 46% mais consciente de mim mesmo, da minha responsabilidade ante o todo. 46% mais convencido de que a mídia no Brasil (e na maioria dos países) necessita de uma injeção moral. 46% menos interessado em me submeter a essa manipulação.
.
E você?