domingo, 23 de novembro de 2008

Homens Vira-Lata


Não! Não me refiro aqui aos andarilhos maltrapilhos que vagueiam pelas grandes cidades, desafortunados ‘sem rumo e sem dono’ - cidadãos sem pátria. Reporto-me, sim, aos sem educação, sem cultura e sem civilidade, que desbravam a noite como se sozinhos estivessem nesse vasto planeta - cidadãos que desconhecem o que isso significa.

São os homens vira-lata. Normalmente têm posses, acesso, pais... Mas não têm educação. Desfilam sem o menor estilo, muitos deles com suas roupinhas de grife e com seus carrinhos de estimação, sempre à caça do sexo (igual ou oposto). Costumam beber sem limites. Desrespeitam os horários de descanso dos outros. Usam a madrugada para mostrar que não têm pedigree: aumentam o som dos carros em volumes exagerados, gritam, brigam, urinam em qualquer lugar nas vias públicas, assim como fazem sexo em lugar qualquer (e com parceiro qualquer).

Quem mora perto de bar ou boate sabe muito bem identificar essa espécie humana. Homens e mulheres que não conhecem (ou ignoram) o que significa limite e respeito. Iguais entre si, como uma massa de moribundos que não sabe o que é ser gente. Pensam que são responsáveis (porque trabalham ou porque podem sair sozinhos à noite), mas não passam de crianças brincando de vida adulta, ainda que tenham faixas etárias variadas.

Os homens vira-lata são aqueles filhos cujos pais não têm noção do futuro que os aguarda. Preocupam-se com o planeta que deixarão para eles no amanhã, mas esquecem que filhos estão deixando para esse mesmo planeta.

Pois é... Aonde essa geração irá nos levar?