quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Ilusão da Mídia (e dos Famosos)


Escândalos. Sensacionalismo. Manipulação. Hipocrisia. Eis alguns dos adjetivos mais certeiros para aquilo que chamamos de mídia. Uma pobreza só...

Um dia, a atriz que nunca aceitou proposta para posar nua, tem fotos pessoais sem roupa vazadas na internet (se tirava fotos nua em casa é porque tinha vontade não?). E, tirando a questão da extorsão e da invasão de privacidade, a popularidade da moça sobe (sabe-se lá o que realmente aconteceu!).

Noutro dia, uma famosa apresentadora faz entrevista exclusiva para falar da vida íntima. Com uma imagem de “inocência” incompatível com a idade, fez carinha boba o tempo todo e revelou ter sofrido abusos sexuais na infância (por que não tocou no assunto do filme em que aparece nua na cama com um garoto de 12 anos?). E, tirando a gravidade do fato passado, a popularidade da moça sobe.

Essa semana um vídeo de uma jornalista baiana se multiplicou na web, a loirinha humilhando o bandido negro acusado de estupro, protagonizando imagens absurdas ao usar do sarcasmo seguidas vezes para ilustrar a ignorância de linguagem do rapaz (bandido também é gente e acusado não é criminoso – até que se prove o contrário). E, tirando o fato das imagens serem de uma matéria “jornalística”, a popularidade da emissora cresce (nesse caso, à base da negatividade – mas mídia é mídia!).

Não bastassem esses exemplos, uma revista de grande circulação tem seu nome envolvido no lodo que permeia a política nacional. O poder como meta, não importa o preço a se pagar. E, tirando a veracidade da denúncia (nessa hora não dá pra saber quem é mais sujo e quem quer aparecer mais), a popularidade da revista sobe (também de forma negativa).

“Fale bem ou mal, mas fale de mim”: artistas, famosos e veículos de comunicação andam de mãos dadas para gerar audiência a qualquer preço. Os objetivos de manipular a opinião pública vão cada vez mais percorrendo caminhos menos nobres e mais mesquinhos. E, tirando a infeliz aculturação geral da massa, continuamos aumentando as suas popularidades.

Escândalos. Sensacionalismo. Manipulação. Hipocrisia. Eis alguns dos adjetivos mais certeiros para aquilo que chamamos de mídia. Uma pobreza só...