sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Importância do Hexa (?)


Nos dias de hoje, de que realmente vale um título estadual senão pela rivalidade local? No Campeonato Pernambucano 2011 essa verdade não será diferente. E o tal “hexa” que acaba confrontando Sport e Náutico (e que o Santa Cruz acaba também se inserindo) ganha conotação importante - mas não como a maioria das pessoas enxerga.

Para o Sport, a conquista do hexa em nada se equipara a conquista do 40º título estadual. Faturar o caneco este ano representará a confirmação de uma supremacia, sim, também igualando o feito dos alvirrubros na década de 60, mas isso fica em segundo plano - afinal, o clube está na segunda divisão do futebol nacional. Voltar à série A será a maior conquista do ano, que ninguém duvide.

Para o Náutico, ver o rival igualar seu feito de décadas atrás não será um tormento, mas, sim, uma dádiva. Venhamos e convenhamos: chega de utilizar o tal hexa como trunfo histórico. Mais que ostentar uma conquista local antiga, o timbu precisa alçar voos mais altos a nível nacional. Conquistar um título brasileiro. Voltar à Série A com força para conseguir isso. E antes que o fator financeiro se coloque como empecilho, adianto: o Sport foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil com verbas muito menores que seus adversários; o Santa Cruz foi o “fita azul” com igual desvantagem; o próprio Náutico foi vice-campeão da Taça Brasil em 68 com limitações semelhantes.

E o Santa? Evitar que o Sport seja hexa deve ser a última meta. Nem conquistar o título terá lá grande importância, afora a motivação para o restante do ano. A equipe precisa, sim, sair desse inferno chamado Série D e retomar o rumo da primeira divisão. Ou será que alguém duvida disso?

E se algum clube do interior conseguir o título estadual, o feito será importante não por proporcionar que o Náutico mantenha seu hexa (ou que o Sport não se iguale ao rival), mas por quebrar esse tabu que amiúda ainda mais o nosso campeonato estadual: o de nenhuma equipe de fora da capital ter levantado o caneco.

Pois é. O tal hexa não tem tanta importância assim (o Bahia é heptacampeão baiano e nem usa isso a seu favor). Por isso mesmo espero que as equipes utilizem a competição local para se preparar com afinco para os certames nacionais, visando estar na elite (e incluo aqui o brioso Salgueiro). Eis, para mim, a importância desse campeonato...