domingo, 16 de novembro de 2008

A Reencarnação de Romasanta


Manuel Blanco Romasanta, nascido em 1809 na cidade de Allariz, na Região da Galícia, Espanha. O viajante que entrou para a história por ter-se assumido Lobisomem, justificando assim os bárbaros assassínios que cometera. Que jurou perante um júri que uma força tomava conta do seu corpo antes dos crimes. E que obteve o semiperdão da Rainha – que converteu a pena de morte por ele recebida em prisão perpétua.

Distante milhares de quilômetros da Europa, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, repete Allariz. No bairro de Cajueiro Seco, a população anda assustada com as possíveis aparições de um ser anômalo e com os corpos de animais que amanhecem estripados. Alguns juram ter visto a criatura, descrita como um lobisomem. Até a Polícia Militar anda fazendo ronda para descobrir o mistério por trás dos estranhos acontecimentos.

O Brasil e a Espanha unidos por um mistério semelhante, um século e meio depois. Ainda que o medo e a crendice popular multipliquem os fatos, a verdade é que ambos os casos intrigam. Quem foi Romasanta? Um homem atormentado por espíritos malignos? Uma vítima da insanidade? Um perverso assassino? E quem é o responsável pelo terror em Cajueiro Seco? Um animal? Uma mutação? Um idiota pregando peças? Ou somente um boato que vem ganhando contornos de realidade?

Ainda que em Pernambuco (até o momento) não tenha havido mortes humanas, há quem afirme que o temido ser seja a reencarnação de Romasanta, o assassino que se disse lobisomem e acabou assassinado de forma misteriosa na prisão.
.
E aí? Quem arrisca um palpite?



Aos interessados, existe um filme intitulado ‘Romasanta’, que retrata o verídico caso do ‘lobisomem de Allariz’. Independentemente das especulações em Jaboatão, a película é interessante e, sem dúvida, vale a pena conferir...

2 comentários:

  1. São intrigantes os dois fatos por semelhança que apresentam.A respeito ,lembro-me da Perna Cabeluda (década de 1970),que,durante muito tempo , foi tema de comentários em nossa cidade, tendo ocorrido , inclusive, um episódio interessante quando,naquele período, houve divulgação numa emissora de rádio local e o apresentador do programa foi convidado a prestar esclarecimentos no DOPS ,pois o Delegado de Polícia Política afirmou que os comentários sobre o fato configuravam perturbação á ordem social. Itamar.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. São os mistérios da nossa vida cotidiana...

    ResponderExcluir