terça-feira, 21 de abril de 2009

Uma Prece Contemporânea


Pai! Perdoai aos jovens de ontem pela incapacidade de fazer um hoje melhor!

E aos jovens de hoje pela incapacidade de nos fazer acreditar num futuro melhor!

Perdoai aos publicitários do passado, que empurravam à sociedade uma imagem saudável e viril do cigarro!

Perdoai também, oh! Pai! Aos bem-humorados profissionais desse ramo que continuam associando as bebidas alcoólicas à alegria e a um estilo de vida saudável e feliz!

E àqueles criativos trabalhadores das agências de publicidade, que apresentam ‘cadáveres’ de frango para o consumo humano utilizando desenhos animados de aves alegres!

E mais, oh! Pai! Perdoai aos marqueteiros que maquiam políticos corruptos transformando-os, aos olhos do povo, em homens honestos!

E aos governantes desonestos que criam cada vez mais refinados mecanismos para fraudar o erário público!

E aos empresários gananciosos, que constroem impérios às custas da exploração do funcionário humilde!

E também aos covardes marginais que atacam idosos e mulheres grávidas, destruindo a noção de respeito que um dia norteou a humanidade!

E aos infelizes que utilizam a internet para usurpar, enganar ou prejudicar os navegantes da web!

E ainda aos pobres de espírito que comandam os meios de comunicação, manipulando informações e alimentando a ignorância do povo!

E as autoridades esquivas, que fingem nada ver e que nada fazem, favorecendo minorias e interesses escusos!

Perdoai por fim, oh! Pai! A nós, cidadãos que vivem a esmo, corroborando com toda essa mediocridade, assim como àqueles que compõem os segmentos aqui citados nessa prece, mas que, honestos e bem intencionados, acham que pouco podem fazer para mudar esse quadro!

Dai-nos a luz para sairmos da escuridão... E a Tua misericórdia para atenuar a nossa incapacidade de enxergar além dessa ilusão chamada vida terrena...

Que seja feita a Vossa vontade...

Amém...

4 comentários:

  1. É bem verdade que eu nutro uma antipatia pela classe publicitária...e, infelizmente, tenho a impressão que os jovens estudantes aspirantes a tal carreira não farão muito (ou nada, mesmo)para reverter o caos mercadológico que estamos vivenciando...


    virei leitora assídua hehehe ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ju. E acho que a questão transcende a publicidade. O valor ao dinheiro acima de tudo é pior (e vou falar sobre isso no próximo post). Quanto a assiduidade aqui no Blog... Uhuuu!!! Tô adorando... hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Bom... é verdade que os publicitários não tem um história muito boa. Não querendo defender a atitudes deles de forma alguma, mas acredito que, defendendo os meus princípios e a minha futura profissão, vou ser a mais ética possível, zelar pelos consumidores que fazem a minha profissão. E acredito sim em uma mudança dos mais jovens, pelo menos da minha parte.
    Palavra de futura publicitária ;D

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Priscila! O seu desafio será esse mesmo, tentar mudar algo num sistema de "cobras criadas" e "cartas marcadas". Contudo, se cada um tentar modificar alguma coisa, a coisa vai mudar um dia... Tanto no contexto da publicidade, quanto no da vida em geral.

    ResponderExcluir