quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Consciência (?) Negra


Sexta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Na verdade, um dia negro para fazer despertar a consciência.

Explico.

Dia negro, pois muitos municípios estão decretando feriado ou ponto facultativo, como se não bastassem tantos feriados no ano. Também, pela (ainda) inexplicável 'divisão' racial das pessoas (além de outras inúmeras existentes), justificando a data. Ainda, e já se conectando com a questão da consciência, uma ocasião que seria desnecessária não fosse a ignorância humana.

Consciência. Olho para os lados e não a encontro. A racial, então, ainda engatinha, mesmo com a lei a seu favor. Por isso essa sexta-feira é, sim, negra. O negro que simboliza a nossa raça. Que representa a luta. Enfim, o negro que define a cor da ‘nossa’ ignorância social.

O negro que há em mim se agita. Eis o meu dia...

Um comentário:

  1. Só mais um dia de "consciência". Ainda assim, concordo com crição desses Dias, desde que sejam usados pra reflexão, discussão, debate. Pra mim, a conscientização começa desa forma - devagarinho, aos poucos. Claro que ainda engatinhamos, mas como estaríamos nós, mulheres, sem a luta de tantas operárias que morreram em nome de melhores condições de salário, como estaríamos sem a feiúra(?) de uma Betty Fredman que queimou sutians em sinal de protesto contra o tratamento diferenciado (pra pior) que as mulheres recebiam da sociedade? Como estaríamos nós, a humanidade, sem sem o despertar da consciência pro meio ambiente? Não precisa de feriado. Precisa só que o Dia Mundial, Internacional, Planetário seja todos os dias. Processo de conscientização. BJ grande. Roberta Tavares.

    ResponderExcluir