quinta-feira, 3 de março de 2011

IML


Os longos cabelos louros eram seu maior orgulho. Horas a fio, diariamente, os cuidados com as madeixas pareciam até obsessivos. Cremes, xampus importados, coquetéis capilares, pentes especiais e algumas horas por semana eram gastas num luxuoso salão de beleza da zona sul.

O corpo era tratado como divindade. Excessivas horas de academia garantiam contornos musculosos, bem como olhares fulminantes – e, por que não dizer, muitos elogios. Sobre a delineada musculatura, uma pele aveludada e perfumada aparecia altiva. Centenas de reais eram gastos por mês em cremes e massagens especiais, responsáveis em sua maior parte pela exuberância da tez.

Pêlos no corpo não havia. Duas sessões por semana de depilação e a bela carcaça, lisa, despertava inveja. Sobrancelhas, buço, pernas, virilha, axilas... Nada ficava impune aos processos depilatórios, ‘necessários’ para um visual ‘perfeito’.

Tanto zelo, somente com muitos recursos. A riqueza oriunda da nobre família era o suporte. E o corpo, tão cultuado, era tudo.


*


A saída do campo de futebol não estava nada fácil. A grande quantidade de pessoas no tumultuado clássico, somado à exacerbação dos ânimos, fazia do clima quente daquele início de noite ainda mais sufocante. E o gol de pênalti, que garantiu a vitória numa jogada duvidosa, no último minuto de jogo, contribuiu para acirrar a rivalidade entre as torcidas.

Alheio à revolta dos torcedores adversários – perdedores na partida recém terminada –, ele saiu do campo se espremendo pelo pequeno portão. O estádio do rival era grande, porém, deveras desorganizado. O semblante de satisfação contrastava com as momentâneas dificuldades de locomoção. Conduzido pela massa num grande empurra-empurra, ele enfim chega à rua e busca a direção do estacionamento em que deixara seu veículo.

Do lado de fora do estádio, o clima era de provocações entre os torcedores. O medo de possíveis arruaças o impeliu a agilizar a andança. Cinco passos, porém, foram suficientes para conduzi-lo ao centro de um grande tumulto que estava prestes a se formar: duas torcidas organizadas adversárias frente a frente estavam, pedras e rojões na mão, desafiando-se num confronto, para ele, inesperado. O clima festivo de outrora cedeu de imediato ante o perigoso momento. Aflito, tentou proteção por detrás de um caminhão logo que a primeira pedra foi atirada. Daí por diante, só selvageria.

Ainda que acuado, não hesitou em agir: correu entre os briguentos na ânsia de chegar ao outro lado da rua. Desviou de um paralelepípedo e de uma cadeira que em sua direção fora arremessada. Só não conseguiu desviar do tiro de rojão que lhe acertou em cheio a cabeça. A explosão do fogo de artifício foi-lhe fatal, constatação feita por um policial que chegou momentos depois, juntamente com outros soldados, para dispersar os vândalos e prender os delinquentes. A diversão, assim, acabou em tragédia.


*


O corpo do vaidoso jovem chega, enfim, ao Instituto Médico Legal. Após horas de espera, a mãe reconhece o cadáver do filho. Inconformada, não se contém ao ver tamanha beleza desperdiçada. O filho querido já se fora. E o corpo, tão cultuado, nada mais era...

3 comentários:

  1. Ótimo. A narrativa traz dois temas tão igualmente importantes, embora distintos. De um lado a violência absurda e gratuita a que submetemos e somos submetidos.

    Dou outro o culto à beleza. O tal narcizismo é ainda tão presente e tão seguido. Nada fica. É tudo embalagem e, diga-se de passagem, nada reciclável. Vencível.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Verdade Luiza. São temas atuais e, infelizmente, cada vez mais banais no nosso cotidiano... Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Estou criando uma brincadeira que reunirá muitos amigos blogueiros e queria ver vc junto. Trata-se do BBB2 - Big Brother dos Blogueiros. Mais detalhes no post em meu blog . Um abração Dado

    ResponderExcluir