sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sobre Pessoas e Animais

“Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. (Gandhi)



Por que o espanto?

O homossexualismo sempre existiu. A comunicação com os mortos sempre existiu. Os maus tratos a crianças e idosos sempre existiu. A pedofilia sempre existiu. Os maus tratos aos animais, idem. Crenças, modos de vida e desequilíbrios sempre fizeram parte do dia-a-dia humano. A diferença está no acesso às atitudes humanas, agora tão fáceis e antes tão bem camufladas – seja por questões de crença ou comportamento.

A violência contra os animais é a bola da vez. Pessoas ignorantes recebem a ira popular nas ruas e nas redes sociais, por conta de atitudes violentas e irracionais contra bichos de estimação. Coisa pra revoltar qualquer cidadão de bem, é verdade. Mas será que somos todos tão inocentes assim, a ponto de acusar tão veementemente?

É preciso ampliar o foco. Numa sociedade onde se consome inúmeros produtos com origem animal, provenientes das mais terríveis e violentas formas de abate, a relação entre o ser humano e os animais deveria ser repensada. Somos coniventes com o genocídio animal – quer para fins de alimentação, quer para testes de laboratório, quer ainda para satisfação dos mais variados desejos instintivos.

Ver um pequeno cão ser morto por uma “dona” cruel é horrível, mas cada um deveria fazer uma visita a um matadouro para assistir o abate de um boi. Ou a um aviário para ver como são tratadas e abatidas as aves que vão parar na sua mesa. Aliás, nem precisa tanto, basta procurar por vídeos sobre o assunto (em meio a tanto lixo promovido por milhões de acessos, sim, há coisas de valor a se pesquisar na web).

Só mata quem não dá valor à vida. E fomos criados, de um modo geral, acreditando que matar um animal para satisfazer seu desejo por sabor é correto. Uma pessoa que mata um animal para satisfazer sua raiva, segue princípio semelhante. É preciso rever certos conceitos. Muita coisa precisa ser corrigida.

Revoltemo-nos, sempre, com os desmandos humanos contra o reino animal e exijamos justiça. Contudo, não nos esqueçamos de cobrar a nós mesmos uma postura de real comprometimento com a causa animal. Afinal, não há como negar que, indiretamente, nós apoiamos a crueldade contra os animais dia após dia.

Por que o espanto?

18 comentários:

  1. Sem grandes e profundos comentários, apenas...excelente. Roberta

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Roberta! Vale mesmo a reflexão...

    ResponderExcluir
  3. Sidney,

    Tens toda razão, pois nós que as vezes
    brigamos tanto por determinada situação,
    somos parte desse todo, e claro parte
    dessa sociedade que nos ensinou tudo
    isso de forma errada claro, e cabe a
    cada um de nós rever os conceitos, as
    atitudes e as ações.

    Abraços.

    Ivanildo Assis.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, amigo! Como Vegano que sou, assino embaixo seu artigo. Falam do desmatamento florestal ou da poluição das águas, mas isso tudo é efeito, com relação à causa maior nos calamos que é o abate dos animais... E não me venham defender o abate humano dos animais pois seria o mesmo que chacelar o termo "Guerra Santa"... Portanto essa mulher que matou o cachorro é uma desequilibrada, uma infeliz.. Os outros que nos seus almoços e jantares pantagruélicos comem os cadávares desses nossos irmãos, terráqueos como nós, são, para mim. os verdadeiros culpados e indefensavelmente vilões comparados à essa tresloucada mulher... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Bruno. Ainda não sou vegano, mas não como carne vermelha há anos (ainda tornar-me-ei vegano, é a minha meta). Pensamos igual... Abs!

    ResponderExcluir
  6. Sidney, vou refazer o meu comentário. Refleti e revi...Excelente, mesmo, mas somos uma cultura carnívora e isso não se acaba do dia pra noite. Também não como carne vermelha, peixe e, apenas quando meu organismo reclama, a necessidade orgânica) uma carne, vou no peito de frango, inteiramente penalizada. Igual a você, um dia acabo com isso! Mas também não sou inflexível quando vejo os outros saboreando picanha, maminha, porco, fico no meu canto sem o alarde dos ativistas, até porque os ativistas também têm um lado chato, irritante, de quem se acha dono da verdade. Ainda estamos longe da perfeição, mas vamos evoluindo devargazinho pra chegar lá. A indignação ao vermos as cenas chocantes da mulher que mata o cãozinho (sou protetora de animais, por enquanto só de cachorros) serve de inspiração para seu texto e seu texto, assim como o de outros escribas (oh, palavrinha antiga), oportuniza a reflexão. Alguns são contra, outros, a favor, porque a vida é uma dualidade. Assisti a todo o vídeo e me senti impotente para fechar o computador. As cenas de agonia (do cão), de loucura (da mulher) me congelaram. Entrei em choque e, de olhos e mãos atadas, fiquei ali, frente a frente à tela, impotente, sem fazer nada. Se desligo o computador, me torno indiferente. Se não desligo, entro em choque. Seu texto é excelente, como sempre, mas nem todos têm acesso ao conhecimento que você tem em relação à matança dos animais que servem as mesas dos ricos e pobres. Ainda somos pequenos, ignorantes, distantes e, literalmente, sem desconhecedores que do ocorre nos abatedouros da vida. Espero, se não agora, quem sabe ainda bem adiante, viver num mundo mais acolhedor. BJ. Roberta.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você totalmente, Roberta. Exemplo maior disso sou eu mesmo, que ainda não sou vegano por completo. Mas a ideia é mesmo gerar reflexões. Temos dois lados: um crime cruel e um bando de gente achincalhando a criminosa. Tentei colocar tudo isso na balança - todos cometemos crimes. E antes de julgar precisamos olhar pra dentro de nós. Por isso a frase de Gandhi no início do texto: “Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. Feliz com a sua participação sempre equilibrada... Cheiro grande!

    ResponderExcluir
  8. Sidney.
    Faz algum tempo uma postagem no FB criticava a morte de animais nos terreiros de umbanda. Na ocasião usei, com outras palavras, este seu argumento. No caso da enfermeira fui tomado de surpresa e revolta, confesso, ter agido inicialmente como a maioria das pessoas. Depois de ler o seu artigo, cai na real e racionalmente concordo com tudo o que foi dito por você.
    Paulo Carvalho
    Repassei o endereço do seu blog para muitos amigos que como eu se deixaram levar pela emoção do primeiro momento.

    ResponderExcluir
  9. Querido Sidney, só apondo mais umas linhas ao meu comentário no qual critiquei a execração de uma infeliz mulher desequilibrada, que precisa mais de tratamento do que de execração... Quero dizer-te, a ti somente, que "os outros" ao qual me referi não é o povo pobre sem instrução nem informação e que come carne, mas sim os informados, particípes da cultura do século, e que sabem muito bem o que é o holocausto de milhões de seres no matadouro, mas que ficam usando sofismas, sofismas e sofismas, o tempo todo, ao invés de defenderem o grito dos inocentes... Falo como espírita, cristão, não sou ativista (quisera eu, pois respeito a coragem imensa dessa pessoas chatas que lutam por uma causa inglória, perdida já no início) me refiro a omissão daqueles que sabem tão bem redigir um texto e que gostam de empanar o que é tão claro com seu intelectualismo dúbio (falo dos altos comerciantes, empresários e industriais que se locupletam da morte, viu? Para que ninguém queria por a carapuça...) Grande abraço! E mande um beijo meu para Rosana, Zé Luiz e Wolda, também!

    ResponderExcluir
  10. Normal, Paulo. A primeira reação sempre é a emocional. Agradeço pela sua participação sempre oportuna aqui no Blog e fique a vontade pra divulgar... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Entendido Bruno! Tudo isso faz parte da grande diversidade e superficialidade que temos em nossa sociedade... Dou um beijo neles sim. Abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez concordo consigo,caro amigo.Como todos,fiquei revoltada com esta enfermeira( vc deixaria ela tratar do seu filho?),mas,a hipocrisia social em que vivemos .cheia de antolhos ,só vê o q/ lhe interessa.
    Parabéns pela posição corajosa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Pensamos igual, então, cara Miriam... Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Brilhante!!! Só nos revoltamos (comigo não foi diferente) com aquilo que vemos. Somos sim, cúmplices ocultos das atrocidades cometidas com os animais para satisfazer nossas vaidades, desculpas para matar nossa fome e satisfazer nosso ego!!!! Aplausos a ti Sidney. Paulo

    ResponderExcluir