terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O País de Mim Mesmo

Abri os olhos e percebi-me / Coletivo / Um país inteiro ao meu redor / Quantos sou em mim?




Ontem assisti "Meu Nome Não é Johnny" (foto), filme nacional com Selton Melo. Boa pedida. A história remeteu-me às tenebrosas questões do cotidiano, tais como a lei, a liberdade e a responsabilidade individual de cada cidadão. Na contra-mão de filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite", a película mostra a vida de João Guilherme, que acabou virando um playboy do tráfico - até sair da rota após vida na prisão. Eis que, hoje, li um email que era um relato de um juiz federal que foi preso durante o Carnaval no Rio - aquele que foi tratado como bandido e questionou: "foi assim comigo, imagine com um cidadão comum?". Lei, liberdade e responsabilidade... O que temos feito para mudar o contexto à nossa volta? Quem somos nós nessa formação de um país? Somos apenas críticos ou agentes de mudança?...

2 comentários:

  1. Tenho a pura certeza que somos agentes da mudança. Mas não podemos esperar por elas de forma coletiva. As principais mudanças devem e podem acontecer dentro de cada um primeiramente e após isso refletir para tudo e todos que estão no entorno. Devemos ser como uma rosa. Primeiro ela se prepara totalmente entre os espinhos antes de desabrochar. E quando isso acontece o esplendor é tanto que tudo e todos param ou para sentir seu perfume ou para se deliciar com sua beleza. Pode parecer piegas, mas esse simples gesto da rosa já mudou a vida e a rotina de alguns que a observaram.
    Rumo ao desabrochar de ideias, condutas, pensamentos e atitudes!!!

    Grande abraço Sidão!!!
    Valei pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, grande Junão! Como falou Chico Xavier: "O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós (...) Cada qual é livre para fazer o que quer que seja, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram outras atitudes, quer no bem, quer no mal". É isso. De dentro pra fora a gente chega lá... Abraço e valeu pela postagem!

    ResponderExcluir